terça-feira, 24 de agosto de 2010

Mas afinal, o que fazem os políticos?

Bem, aposto que todo mundo saiba que as eleições estão chegando, queira você ou não.

Foi com muito desgosto que assisti a propaganda (não) gratuita obrigatória. Para minha infelicidade o número de "celebridades" concorrendo à cagos públicos era maior do que eu esperava.

Não estou dizendo que um Netinho da vida não tenha capacidade de ocupar um cargo de deputado, mas tem uns que não fazem o mínimo de esforço para esconder que não sabem que MERDA querem fazer lá... (alias, eles sabem MUITO BEM o que querem no congre$$o)
Pegando um caso clássico já... Nosso querido e amado Tiririca (Pior do que tá FICA SIM, FDP!) ou a incrível Mulher Pêra. (Grau de instrução: Lê e Escreve D:)

Acho que eu vcs ja entenderam o que eu queria dizer, e antes de começar "Ah, político é tudo ladrão msm... vou votar no Tiririca que pelo menos é engraçado (ou não)" vamos pensar que TODOS os políticos que vamos eleger esse ano são MUITO importantes para definir que país queremos construir. O voto é a representação máxima de democracia que temos hoje, significa escolher quem estará no poder para o Brasil, que é um dos países mais importantes do mundo. Pense que provavelmente seus pais, durante as décadas de ditadura militar, não tinham a possibilidade de escolher quem comandaria o país, aliás, muito pior do que isso, não tinham o direito em alguns casos nem de opinar se consideravam algo certo ou errado... É como estar num carro sem saber que FDP que está dirigindo...

Bem voltando ao foco... O motivo que me levou a escrever isso é mostrar em poucas linhas quais funções são dadas à cada cargo que está sendo cobiçado esse ano... Assim será mais fácil de ver a importância que tem esses políticos...

Bem, pra começar, estão em disputa cargos referentes à dois poderes do Estado, o Legislativo (basicamente é o que se refere à criação e votação de leis, e a fiscalização de membros do executivo) e o poder Executivo (basicamente é o responsável pela administração do Estado).

Deputados Estaduais - Montam as Assembléias Legislativas Estaduais e representam a POPULAÇÃO em seus estados. Têm como principais funções elaborar leis que beneficiem seus estados, fiscalizar a administração pública por parte do executivo e fazer comissões para discutir os projetos de lei e outros temas relevantes.

Deputados Federais - Montam a Câmara dos Deputados, sendo ao todo 513. Os estados elegem de 8 a 70 Deputados Federais, dependendo do número de habitantes de cada estado. São os representantes diretos da POPULAÇÃO no Congresso (Formado pela Cãmara dos Deputados e o Senado Nacional). Tem basicamente as mesmas funções dos Deputados Estaduais, mas em nivel federal. (Dãh, jura??)

Senadores - São os representantes dos interesses dos ESTADOS no congresso nacional. São ao todo 81, cada estado elege 3. Suas principais funções são propor e votar leis de nível federal (assim como os D. Federais) e outras funções mais ligadas à fiscalização do executivo, como processar o presidente ou analizar suas as escolhas para cargos. O mandato de um senador, ao contrário dos outros, é de oito anos.

Governador - Cargo de nível executivo estadual. É o manda-chuva e representante do estado, nomeia os secretários, indica cargos públicos, indica o orçamento e calendário da Assembléia Legislativa e sanciona as leis aprovadas por essa mesma assembléia... Pouca coisa, né???

Presidente - Aeee, chegamos no presidente o/ É o chefe do Poder Executivo da Nação (Vuashh!) Ele tem basicamete as mesmas funções administrativas dos governadores (em nível federal), e mais coisa ainda... Ele nomeia os ministros, que são os caras que comandam as estruturas burocráticas dos diferentes setores do país, além dos ministros dos Tribunais superiores. Ele também faz medidas provisórias, que são leis com determinado "praso de validade" que não precisam ser aprovadas pelo Congresso Nacional (ó que mão na roda...) A parte mais legal é que ele é chefe de Estado, por isso representa o Brasil no mundo e vive viajando por aí...

Nota: Estado = Brasil
estado = São Paulo, Bahia, Paraná, Acre... (Ta bom, o Acre não)

Bem cambada do inferno, acho que é isso aí. Se alguem perceber que eu escrevi merda ou esqueci de algo importante é só deixar aí nos comentários. Mas por favor, se eu tiver escrito merda CORRIJA, não escreve só "Ah, ta errado isso ae..." Também pode me mandar ir pra PQP a vontade que eu nem ligo :D

VOTE CONSCIENTE! o/

2 comentários:

Sua opinião é sempre bem vinda aqui no Blog Ressaca Sem Fim.

Blog Ressaca Sem Fim 2011/2012 - Todos os Direitos Reservados.