quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Dez Guitarristas que Mudaram a História do Rock - Parte 1

Ta aí uma lista ingrata. É muito difícil escolher apenas dez guitarristas em uma lista que tem tudo pra ter uns 200. Aliás, por mais que 200 pareça muito, ainda é um numero pífio. Acredito que a guitarra seja o instrumento mais popular do século XXI, e o numero de usuários triplicou após o surgimento da serie de games Guitar Hero (e porque não, Rockband também) mas a verdade é que 1 entre cada 30 mil guitarristas tem algum talento verdadeiro, ou futuro no instrumento. Sou guitarrista, já dei aulas e sei que a molecada (falou o velhote de 20 anos), ta seguindo o caminho errado no instrumento; não buscam personalidade, só querem imitar seus ídolos. De qualquer forma, resolvi fazer essa pequena lista, e sei que muitos vão discordar de um ou outro. Dividi o post em duas Partes, porque costumo escrever demais.

James Marshall Hendrix - Jimi Hendrix

É impossível fazer uma lista dos principais guitarristas da historia sem colocar Jimi em primeiro lugar. Técnico, performático, incendiário, Hendrix era uma revolução. Aliás, incendiário literalmente; quem não se lembra da cena de Jimi incendiando sua guitarra no festival Monterey de 67? Tá, nem todo mundo lembra, e provavelmente nem todo mundo sabe quem é, ou a sua importância histórica. Uma pena que a carreira e a vida de Hendrix tenham sido tão meteóricas quanto suas apresentações, já que Jimi morreu de overdose aos 27 anos, em 18/09/70 após ter lançado apenas 4 álbuns. Deixou um legado que vai ser lembrado eternamente. 


Edward Lodewijk Van Halen - Eddie Van Halen

Não é exagero dizer que a historia da guitarra se divide em antes e depois de Van Halen, não por ter criado alguma técnica revolucionária, mas sim por elevar técnicas já existentes, como o tapping, ao seu limite. Músicas como Eruption e Spanish Fly, ilustram bem o que quero dizer. A imagem de Eddie no palco, com sua famosa Frankenstrat, vermelha com listras pretas e brancas, sempre sorrindo e fazendo com que tudo o que tocava parece simples, influenciou - e ainda influencia - milhões de jovens no mundo todo, inclusive a mim. O único guitarrista que divide o posto de supremacia com Hendrix. 



Yngwie Johann Malmsteen - Yngwie Malmsteen 

Se eu acreditasse em reencarnação, diria que Malmsteen é a reencarnação do violinista Paganini. Um virtuoso que desafia as leis da física em suas performances, tocando em uma velocidade sobre-humana, mas nunca deixando de lado o feeling e a musicalidade. Eu diria que Yngwie é uma fusão da fúria de Hendrix e a técnica de Niccolò Paganini. Malmsteen é influência direta, ou indireta pra 9 entre cada 10 guitarristas. Um gênio. 






Randall Willian Rhoads - Randy Rhoads

Se cheguei a passar 8, 10 horas tocando guitarra, se escolhi ser guitarrista, se escolhi ser músico é por causa desse cara. Sua técnica, seu estilo, sua personalidade - já que sempre era descrito como alguém sereno e livre de vícios - de certa forma, tudo em Randy era um exemplo pra mim e provavelmente pra outros milhões de guitarristas. Seus solos impecáveis e marcantes, sua musicalidade, sua incrível capacidade de transformar músicas comuns em obras de arte me fazem pensar, as vezes, se Rhoads realmente era humano. Randy teve uma carreira curta, morreu aos 25 anos, mas se em tão pouco tempo fez tanto pela musica, imaginem se ainda estivesse vivo. 


Richard Harold Blackmore - Ritchie Blackmore

O que dizer do cara responsável pelos riffs de músicas como Highway Star e Smoke On The Water? Richie foi um dos responsáveis por introduzir o estilo néoclassico no Rock 'n Roll. Outra grande marca de Ritchie era seu absurdo senso de improviso; você pode conferir isso no álbun On Stage do Rainbow por exemplo. Um ponto negativo em Blackmore é sua antipatia, nunca sorri e não raramente passa a impressão de que queria estar fazendo tudo, menos estar no palco.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda aqui no Blog Ressaca Sem Fim.

Blog Ressaca Sem Fim 2011/2012 - Todos os Direitos Reservados.